Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O estado de São Paulo está em alerta nesta quarta-feira (11) devido a rajadas de vento de até 50 km/h, que podem agravar as queimadas em função do clima seco, conforme informou o Climatempo. Na terça-feira (10), mais de 10 focos de incêndio foram registrados no estado, de acordo com a Defesa Civil.
Segundo o mapa da Defesa Civil, quase todo o estado enfrentará riscos de queimadas nesta quarta-feira (11). Enquanto o Brasil lida com uma onda de calor, uma nova frente fria chega ao país pelo Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, trazendo chuvas à noite. O estado gaúcho também está em alerta para ventos fortes, que podem atingir 70 km/h, segundo o Climatempo.
No Sul, Porto Alegre (RS) deve alcançar uma máxima de 36°C, com a chegada de uma frente fria à tarde, que trará ventos e aumentará a possibilidade de chuvas no estado. Já no Paraná e nas regiões oeste e norte de Santa Catarina, a umidade do ar deve diminuir, mantendo o tempo seco e sem previsão de chuvas.
No Sudeste, o interior de São Paulo pode ver as rajadas de vento contribuírem para a propagação de queimadas. O Rio de Janeiro também está em alerta, sem previsão de chuvas e com baixa umidade do ar, o que compromete a qualidade do ar.
No Centro-Oeste, a frente fria vinda do Sul do país intensifica os ventos na região, com rajadas que podem atingir até 70 km/h no oeste de Mato Grosso, favorecendo a propagação de queimadas. As cidades de Cuiabá, Campo Grande e Goiânia permanecem sem previsão de chuvas e com umidade relativa do ar em estado de emergência, com índices abaixo de 12%.
No Nordeste, os ventos úmidos vindos do mar causam chuvas moderadas na costa leste, enquanto na costa norte, os ventos continuam fortes, mas sem previsão de chuvas. A umidade do ar está em alerta na maior parte da região.
No Norte, o clima permanece seco e com baixa umidade. A fumaça das queimadas pode se espalhar pelo Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia. No noroeste do Amazonas, há chances de pancadas de chuvas irregulares entre a tarde e a noite.