Brasil

Porto Alegre terá segundo turno entre Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB)

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e a deputada federal Maria do Rosário (PT) avançaram para o segundo turno das eleições municipais, que acontecerá no dia 27 de outubro. Com 99,74% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o resultado às 19h12 deste domingo, consolidando os dois como os mais votados da capital gaúcha.

Sebastião Melo, de 66 anos, é advogado e iniciou sua trajetória política como vereador em Porto Alegre, em 2000. Após três mandatos consecutivos na Câmara Municipal, ele foi eleito vice-prefeito na gestão de José Fortunati. Melo tentou a prefeitura em 2016, mas foi derrotado por Nelson Marchezan Júnior. Em 2020, conseguiu se eleger prefeito e agora tenta a reeleição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Maria do Rosário, de 57 anos, foi ministra dos Direitos Humanos no governo Dilma Rousseff e é deputada federal. Ela conta com o apoio direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que fortalece sua base eleitoral na disputa pela prefeitura. Rosário destacou-se na política nacional por sua atuação em defesa dos direitos humanos e das minorias, sendo uma das principais lideranças do PT no Rio Grande do Sul.

Além de Melo e Maria do Rosário, outros cinco candidatos participaram da disputa no primeiro turno: Juliana Brizola (PDT), Felipe Camozzato (Novo), Luciano do MBL (UP), Fabiana Sanguiné (PSTU), Cesar Pontes (PCO) e Carlos Alan (PRTB).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sebastião Melo é natural de Goiás, mas chegou ao Rio Grande do Sul no final dos anos 1970. Filiado ao MDB desde 1981, sua trajetória política é marcada por uma forte presença no Legislativo municipal, com tentativas anteriores de se eleger vereador até conseguir o mandato em 2000. Melo é casado com Valéria Leopoldino há mais de 30 anos e tem dois filhos, de 43 e 24 anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile