Ciência e Tecnologia

Computador barato foi usado para roubar dados da Nasa

Um computador do tamanho de um smartphone, do tipo Raspberry Pi, foi usado para roubar dados do Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa, segundo a própria agência espacial americana.

Um relatório de uma auditoria realizada pela Nasa revelou que o dispositivo foi usado para copiar aproximadamente 500 megabytes de dados, o que equivale a um filme em baixa qualidade de resolução.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a agência, dois dos arquivos roubados eram referes à transferência de tecnologias militares e espaciais restritas.

O hacker usou o dispositivo, invadiu a rede e permaneceu nos sistemas internos da Nasa por cerca de dez meses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O hacker ganhou acesso à rede interna do laboratório usando o Raspberry Pi para sequestrar uma conta de usuário.

O aparelho foi conectado à rede por um funcionário, entretanto, controles falhos do sistema de acesso, impediram os administradores de redes de saber que o dispositivo estava no sistema.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A supervisão do sistema deixou que dispositivos vulneráveis permanecessem na rede sem serem monitorados, permitindo que o hacker assumisse o controle desses dispositivos e os usasse para roubar os dados.

Este tipo de tecnologia pode ser adquirido por aproximadamente US$ 30 (aproximadamente R$ 115,00). Habitualmente é usado para projetos educacionais de informática.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Depois de conseguir acesso, o hacker passou a navegar pela rede interna, explorou vulnerabilidades dos controles de segurança internos que deveriam ter impossibilitado a transição entre os sistemas de diferentes departamentos. O hacker não foi identificado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile