Ciência e Tecnologia

União Europeia decide obrigar Apple a adotar USB-C no iPhone

Foto: Apple

A União Europeia definiu nesta terça-feira (07) uma data e condições para as empresas de tecnologia padronizarem as vendas de smartphones com a porta USB-C universal. A medida atinge diretamente a Apple.

No território europeu, até o outono de 2024, os consumidores poderão usar um único carregador para todos os seus dispositivos eletrônicos portáteis de pequeno e médio porte, incluindo celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, e headsets, videogame portáteis e alto-falantes portáteis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A velocidade de carregamento, obrigatoriamente, deverá ser harmonizada para todos com suporte de carregamento rápido. Na prática, as fabricantes de smartphones devem garantir  que os consumidores carreguem seus dispositivos na mesma velocidade.

Outra mudança que atinge em cheio a Apple é a possibilidade do consumidor escolher entre a venda de equipamentos eletrônicos com ou sem dispositivo de carregamento. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A legislação da União Europeia, aprovada na Comissão do Mercado Interno e Defesa do Consumidor, pode também abrir presente para futuras legislações no Brasil. 

De acordo com comunicado da comissão, o regulamento (Radio Equipment Directive, no original)  ajudarão os consumidores a economizar até 250 milhões de euros por ano em compras de carregadores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A estimativa é que os carregadores descartados, hoje, representem cerca de 11.000 toneladas de lixo eletrônico por ano.

Após as férias de verão, o Parlamento e o Conselho precisará aprovar formalmente o acordo, antes da publicação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As disposições da legislação serão aplicadas após 24 meses  para os dispositivos de pequeno porte e 40 meses para laptops e notebook (que também precisarão seguir as regras estabelecidas).

As normas não serão aplicadas a produtos colocados no mercado antes da data de aplicação. A proposta legislativa foi apresentada em 23 de setembro de 2021.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile