Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A NASA anunciou neste domingo (11) que nomeará a tripulação do voo espacial da missão Artemis II no início de 2023, após a conclusão bem-sucedida da primeira fase de sua missão à lua.
Vanessa Wyche, diretora do Johnson Space Center da NASA, disse em uma coletiva de imprensa poucas horas após a espaçonave Orion voltar à Terra.
“Nossa intenção é – se tudo ainda estiver funcionando e tudo parecer bem – então nosso plano é nomear a equipe no início de 2023”, disse ela. “Esse é o nosso plano de jogo.”
Artemis I enviou um voo não tripulado ao redor da lua, com a cápsula voltando para a Terra a mais de 32 vezes a velocidade do som no domingo, depois de viajar mais de 40.000 milhas além da lua e cerca de 268.000 milhas da Terra.
Artemis II verá quatro astronautas viajarem ao redor da lua, com um lançamento previsto para os próximos dois anos.
A fase final é Artemis III, que enviará dois astronautas, incluindo uma mulher e uma pessoa de cor, para a superfície lunar em 2025 ou 2026, pela primeira vez em cerca de 50 anos.
O administrador da NASA, Bill Nelson, no domingo, também mencionou que o programa Artemis está trabalhando em direção a um objetivo de longo prazo de pousar humanos em Marte até o final da década de 2030.
“O espaço é o lugar. Você vê isso nos olhos das crianças, na interação de nossos homens de terno azul, nossos astronautas quando entram em qualquer sala”, disse Nelson. “Você vê isso em uma nação que foi dividida pelo partidarismo. Isso não existe aqui.”