Ciência e Tecnologia

WhatsApp lança no Brasil pagamentos a empresas dentro do app

(WhatsApp)
Nesta terça-feira (11), o WhatsApp anunciou o lançamento do serviço de pagamentos para pequenas empresas. A transferência de dinheiro entre pessoas no app já estava liberada desde 2021.

A partir de hoje, pessoas de todo o Brasil poderão fazer pagamentos a pequenas empresas locais dentro de uma conversa no WhatsApp. No entanto, ainda não está plenamente ativa porque chegará às empresas de forma gradual. A plataforma afirma que “em alguns meses” todos os negócios cadastrados no WhatsApp Business terão acesso, mas não divulgou uma data.

 O serviço será oferecido em parceria com gigantes do ramo de pagamentos, incluindo o Mercado Livre, Mercado Pago, Itaú, Rede e Cielo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Veja abaixo o passo a passo de como usar o recurso, seja você cliente ou uma empresa.

Consumidores

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
  1. Abra o WhatsApp (ou o WhatsApp Business) e vá até a página inicial de “Pagamentos” ao tocar em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pagamentos” (ou “Pagamentos pessoais” no WhatsApp Business);
  2. Para criar uma conta, toque em “Adicionar forma de pagamento”;
  3. Crie um PIN (senha) de pagamento; que você usará para confirmar seu pagamento todas as vezes. Também é possível usa sua impressão digital ou reconhecimento facial como um método alternativo de autorizar seu pagamento;
  4. Insira seus dados (nome completo, CPF, CEP, entre outros) para verificar sua identidade;
  5. Coloque as informações do cartão e verifique-as por mensagem de texto, e-mail ou app do banco. Com essa etapa feita, você já pode fazer pagamentos;
  6. Para pagar as empresas que já estejam habilitadas, toque na opção “Revisar e Pagar” quando receber um pedido de pagamento da empresa dos produtos escolhidos. Depois de confirmar o cartão e inserir a senha, dá para ver o status do pagamento diretamente no chat ou na página inicial “Pagamentos”.

Pequenas empresas

  1. Abra o WhatsApp Business na página “Pedidos”, tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pedidos”;
  2. Para aceitar pagamentos com cartão para os pedidos, toque em “Aceitar cartões de crédito e débito” na seção “Formas de pagamento”;
  3. Vincule sua conta selecionada uma das três empresas de serviço financeiro (Cielo, Mercado Pago ou Rede). Se ainda não tiver uma conta em uma das plataformas, precisará criar;
  4. Coloque o e-mail ou ID associado à sua conta na plataforma de transação financeira e você receberá um código de confirmação com o qual poderá finalizar o processo de vinculação;
  5. Dependendo da plataforma de pagamento escolhida, pode levar alguns dias para que sua conta esteja vinculada e pronta para receber;
  6. Os clientes vão enviar mensagens sobre os itens do catálogo ou enviar um carrinho com os itens nos quais estão interessados. Para cobrar, será possível criar um pedido com os itens do catálogo para que eles paguem;
  7. É possível gerenciar todos os pedidos de seus clientes e ver os status de pagamento em tempo real dentro do aplicativo WhatsApp Business e emitir reembolsos por meio do painel de controle da empresa de transação financeira.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile