Ciência e Tecnologia

Primeira missão lunar russa em 47 anos termina em fracasso

© Sergei Savostyanov/TASS, arquivo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A primeira missão lunar da Rússia em 47 anos falhou quando sua espaçonave Luna-25 saiu de controle e caiu na Lua após um problema na preparação para a órbita pré-pouso. A falha destacou o declínio do programa espacial da Rússia desde o auge da Guerra Fria.

A espaçonave Luna-25 foi lançada do Cosmódromo de Vostochny, na Rússia, em 11 de agosto de 2023. Ela deveria pousar no pólo sul da Lua em 20 de agosto. No entanto, a espaçonave perdeu contato com a Terra em 19 de agosto, após um problema durante a preparação para a órbita pré-pouso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Roskosmos, a agência espacial russa, disse que uma comissão interdepartamental especial foi formada para investigar as razões por trás da falha. No entanto, a causa da falha ainda não foi divulgada.

A falha da Luna-25 é um revés significativo para o programa espacial russo. A Rússia foi uma das potências espaciais líderes durante a Guerra Fria, mas seu programa espacial declinou desde então. A falha da Luna-25 destaca o desafio que a Rússia enfrenta para se manter à tona no cenário espacial internacional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A falha da Luna-25 também ocorre em um momento em que a Rússia está enfrentando desafios políticos e econômicos significativos. A Rússia está envolvida em uma guerra na Ucrânia e está sofrendo sanções econômicas do Ocidente. Esses desafios estão pressionando o orçamento da Rússia e provavelmente dificultarão o financiamento de novos programas espaciais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile