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No dia 4 de junho, o ChatGPT enfrentou problemas técnicos em todo o mundo, causando duas interrupções prolongadas e limitando a interação com a inteligência artificial.
Os erros afetaram tanto a versão web para computadores quanto o aplicativo móvel, impossibilitando a geração de conteúdo ou visualização de conversas anteriores, tornando impossível o uso das ferramentas da OpenAI, incluindo a versão paga.
A OpenAI
O Dia dos Problemas do ChatGPT
O dia 4 de junho ficará na memória de todos os usuários do ChatGPT. As duas falhas da plataforma foram prolongadas, afetando globalmente. No momento da redação deste artigo, é impossível usar o chatbot e a seguinte mensagem é exibida:
“Prezado usuário do ChatGPT, você não está sozinho em seu desejo de interagir com nosso estimado chatbot de IA. Muitos têm acessado nosso site nesta hora, e estamos fazendo o possível para atender a todos. Mas, infelizmente, nossos recursos não são ilimitados e pedimos sua paciência e compreensão. Com o tempo, conseguiremos fornecer acesso ao ChatGPT. Até lá, pedimos que volte no futuro, quando pudermos atender melhor às suas necessidades. Até lá, desejamos boa sorte”.
A primeira falha do dia ocorreu às 8:00 UTC, com três erros específicos: incapacidade de acessar o chatbot pelo aplicativo móvel e pela versão web, usuários que conseguiram acessar não recebiam respostas às suas consultas e alguns encontraram erros ao fazer login.
A situação persistiu por quase duas horas, até que o serviço começou a ser restaurado lentamente. Porém, às 14:30 UTC (seis horas depois), os mesmos problemas voltaram a ocorrer. Embora alguns veículos especializados, como The Verge, afirmem que a API da OpenAI parece estar funcionando normalmente, o que indica que o problema está nos servidores do ChatGPT.
Entre as mensagens exibidas aos usuários estavam: “ChatGPT não está disponível para alguns usuários” e “Erro interno do servidor”, além de respostas incoerentes ou com erros óbvios.
Soluções foram sendo implementadas gradualmente para o primeiro problema, mas com a segunda queda, o erro persistiu por mais de duas horas.
A última falha do chatbot ocorreu algumas semanas atrás. Em 23 de maio, a inteligência artificial da OpenAI ficou inoperante por mais de oito horas, tornando-se dias desafiadores para aqueles que usam essa plataforma em suas atividades diárias.