Cientistas chineses criam método para extrair água da superfície da Lua

Foto: NASA

Pesquisadores chineses anunciaram nesta quinta-feira (22) a descoberta de um método para extrair água do solo lunar, o que pode ser crucial para a construção de uma base de pesquisa na Lua. A nova técnica envolve a extração de hidrogênio e oxigênio do solo lunar a partir de temperaturas extremamente altas, e foi considerada pela Academia Chinesa de Ciências (CAS) como “altamente prática”.

O método foi desenvolvido por cientistas do Instituto de Tecnologia e Engenharia de Materiais de Ningbo, do Instituto de Física da CAS e de outras instituições, após o estudo de rochas lunares retornadas à Terra pela sonda chinesa Chang’e-5 em 2020, conforme relatado pelo South China Morning Post.

A pesquisa revelou que certos minerais no solo lunar, especialmente o óxido ilmenita, armazenam grandes quantidades de hidrogênio devido à exposição ao vento solar ao longo de bilhões de anos.

Quando aquecido, o hidrogênio reage com os óxidos de ferro presentes nos minerais, produzindo água, ferro e vidro cerâmico. A uma temperatura superior a 1.000 graus Celsius, o solo lunar derrete, liberando água na forma de vapor.

Os pesquisadores utilizaram técnicas como microscopia eletrônica de alta resolução e estimaram que 1 grama de solo lunar pode gerar entre 51 e 76 miligramas de água, o que equivale a aproximadamente 50 litros de água a partir de uma tonelada de solo lunar, suficiente para o consumo de 50 pessoas em um dia.

A busca por água na Lua continuará com várias missões planejadas para os próximos anos, incluindo o orbitador Luna 26 da Rússia e a missão Chang’e-7 da China, prevista para ser lançada por volta de 2026 e pousar no polo sul lunar.

A busca por água tem sido uma prioridade nas missões de exploração lunar, substituindo os esforços anteriores que se concentravam na procura de reservas naturais de água.