Destaques

Franceses vão às urnas no 1º turno das eleições presidenciais neste domingo

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

Franceses lotaram as seções eleitorais em todo o país neste domingo (10) para votar no primeiro turno da eleição presidencial do país, onde até 48 milhões de eleitores poderão escolher entre 12 candidatos.

O presidente de esquerda Emmanuel Macron está buscando um segundo mandato de cinco anos, mas enfrenta um forte desafio da direita. Os dois devem ir para o segundo turno que acontece no dia 24 de abril.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Macron derrotou Le Pen por uma vitória esmagadora para se tornar o presidente moderno mais jovem da França em 2017. A vitória do ex-banqueiro – agora com 44 anos – foi vista como uma vitória contra a política populista e nacionalista, após a eleição de Donald Trump para a Casa Branca e O voto do Reino Unido para deixar a União Europeia, ambos em 2016.

Veja a programação geral de horários para o pleito francês, conforme o horário de Brasília:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
  • 3h: começa a votação em toda a França
  • Entre 7h e 12h: são divulgadas as primeiras estimativas de comparecimento às urnas
  • 12h: termina a votação
  • A partir das 15h: são publicadas as primeiras apurações de boca-de-urna

A França opera um sistema manual para as eleições: os eleitores são obrigados a votar pessoalmente e são contados manualmente assim que a votação termina.

Os eleitores fizeram fila para votar em uma estação de votação no sul de Paris no domingo antes da abertura. Uma vez lá dentro, eles colocaram suas cédulas de papel em envelopes e depois em uma caixa transparente, muitos usando máscaras ou usando gel para as mãos como parte das medidas do COVID-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile