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Confiança dos serviços sobe 2,2 pontos e atinge maior nível desde 2013

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

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O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 2,2 pontos em julho. Com o resultado, o índice foi para 100,9 pontos, o maior nível desde setembro de 2013 (101,5 pontos). Os dados foram divulgados pela FGV Ibre nesta quinta-feira (28).

Em médias móveis trimestrais, o ICS avançou pelo quarto mês seguido. Desta vez, a alta foi de 1,6 ponto.

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“Depois de dar sinais de desaceleração ao final do primeiro semestre, a confiança do setor de Serviços volta a subir em julho de forma disseminada entre os segmentos. Foi também a primeira vez que o ICS ultrapassou o nível neutro de 100 pontos desde setembro de 2013. O resultado favorável foi influenciado tanto pela percepção de melhora da demanda corrente quanto das expectativas para os próximos meses. O período eleitoral pode aumentar os níveis de incerteza econômica, mas as medidas de estímulo adotadas pelo governo recentemente devem manter a atividade do setor aquecida e resultar em um terceiro trimestre mais positivo do que inicialmente esperado”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

A alta do ICS em julho foi influenciada tanto pela melhora na avaliação das empresas sobre a situação corrente quanto pelas perspectivas para os próximos meses.

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O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 2,7 pontos, para 100,8 pontos, maior nível desde novembro de 2012 (102,0 pontos). O Índice de Expectativas (IE-S) subiu 1,6 ponto, para 100,9 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (103,6 pontos).

Os resultados positivos dos últimos meses confirmam o bom momento do setor de Serviços, puxados principalmente pela melhora da situação atual, mas também das expectativas.

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Na métrica de médias móveis trimestrais, o IE-S vem se mantendo acima do ISA-S desde o início da pandemia, em junho de 2020, uma diferença que chegou aos 18,3 pontos no bimestre setembro-outubro de 2020.

No resultado de julho, essa diferença caiu a apenas 0,6 ponto, corroborando a tendência de recuperação da demanda e a melhora da situação geral dos negócios no setor.

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