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MPF notifica Google e Meta sobre campanhas contra PL das Fake News

(Divulgação)

Na noite desta segunda-feira (1°), o Ministério Público Federal (MPF), cobrou esclarecimentos do Google após uma campanha contra o Projeto de Lei 2.630, o PL das Fake News.

A ação também atinge a Meta, dona do Facebook, e foi feita no âmbito de inquérito contra as “big techs”, como são conhecidas as maiores plataformas digitais.

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“Surgiram notícias e indícios de que os responsáveis por algumas das plataformas digitais potencialmente impactadas pelas novas regras propostas estariam não apenas fazendo pressões que, numa democracia, são esperadas e absolutamente legítimas a qualquer ator que esteja sendo alvo de propostas de regulação— como se reunindo com Congressistas para pedirem que votem contra dado Projeto, financiando propagandas que defendam sua posição neste debate”, afirma o órgão.

O Google usou a própria página inicial de buscas para publicar artigos criticando a proposta de regulamentação das plataformas digitais. Um dos últimos textos publicados pelo Google tem como título “PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira”. Em outro artigo, o Google afirma que o PL “pode piorar a sua internet.”

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O órgão deu  dez dias para as empresas se manifestarem.

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