Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicitou aos deputados federais do Estado que busquem alterar a reforma tributária por meio de emendas e destaques. Entres as mudanças propostas por Tarcísio está o modelo de arrecadação, na governança do conselho deliberativo, e e no fundo de compensação de benefícios fiscais.
A intenção é que os parlamentares aliados de Tarcísio apresentem propostas de mudanças no texto principal da reforma durante a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional no plenário.
Para que as alterações sejam válidas, assim como o texto principal, as emendas precisam contar com o voto de 308 deputados. Segundo aliados do governador, a expectativa é que a bancada paulista vote em peso a favor do texto-base da reforma.
De acordo com o deputado Baleia Rossi, presidente do MDB, o governador manifestou seu apoio à maior parte do texto atual da reforma tributária, correspondendo a cerca de 90% do conteúdo. Ele também sugeriu três alterações que devem ser encaminhadas ao relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro.
Tarcísio desembarca em Brasília na terça-feira (4) para tentar negociar uma série de mudanças no texto do relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Espera-se que o Congresso Nacional avalie a reforma tributária neste mês de julho. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que pretende votar a proposta ainda esta semana. No entanto, a proposta tem enfrentado resistência por parte de governadores e prefeitos.