Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está com os cadernos de questões e os gabaritos disponíveis para consulta. A divulgação, que estava prevista para 21 de novembro, foi antecipada para esta terça-feira (14). O material está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), separado de acordo com as cores dos cadernos e por dia de aplicação. (Clique aqui).
Os participantes do exame, que foi realizado em 5 e 12 de novembro, poderão conferir as questões e conferir se responderam corretamente. Além disso, o Inep disponibilizou, de forma inédita, os cadernos de provas adaptadas para o leitor de tela livre, que utiliza NVDA (NonVisual Desktop Access), um software que captura toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em fala, por meio de um sintetizador de voz. Também foi disponibilizado o sistema operacional DOSVOX, que permite que pessoas cegas desempenhem uma série de tarefas, entre elas a conferência do gabarito, facilitação da navegabilidade, além de estudos futuros.
O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, vai até a próxima sexta-feira, 17 de novembro. As pessoas que faltaram às provas por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.
O mesmo vale para quem foi alocado a distância superior a 30 km da residência informada na inscrição. Os resultados do Enem 2023 serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.