Economia

Deputados tentam derrubar bandeira vermelha na conta de luz

Deputados apresentaram ao menos cinco propostas para derrubar a decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de retomar o sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz. A cobrança havia sido suspensa em maio devido à pandemia do novo coronavírus.

A princípio, a Aneel decidiu acionar bandeira verde, ou seja, sem taxa extra, até o fim deste ano. No entanto, a agência informou que as condições atuais não permitem que isso seja mantido e antecipou a volta da cobrança no patamar mais alto. A medida representa custo extra de R$ 6,243 a cada 100 kWh consumidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As propostas precisam de aval do plenário da Câmara, mas ainda não há previsão de que alguma deles seja colocado em votação. Parlamentares também apresentaram pedidos para que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, esclareça a decisão da Aneel e até mesmo suspenda a cobrança da bandeira tarifária.

Em sua justificativa, o líder da Oposição na Casa, deputado André Figueiredo (PDT-CE), afirma que a situação é “extremamente preocupante”, pois o País atravessa um período crítico da pandemia da covid-19, com tendência crescente de casos da doença.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Essa situação pode impactar negativamente na atividade econômica, e, assim, aumentar ainda mais o nível de desocupação” disse. Ao Broadcastt, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, ele afirmou que o assunto ainda não foi discutido com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a quem cabe colocar algum dos projetos em votação.

Já o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) pede que o Congresso determine que a Aneel cumpra a decisão anterior e mantenha bandeira verde até o final do ano. “Ainda estamos diante de um momento de grande vulnerabilidade social”, disse. “Verifica-se que este ato da Aneel exorbitou o poder regulamentar”, afirma.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile