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Uma falha nos sistemas da Dataprev, utilizados pelo Ministério da Previdência Social, causou a emissão de laudos médicos periciais com o texto “blá blá blá” no campo das “considerações”. Este campo é destinado às justificativas do Perito Médico Federal sobre a capacidade ou incapacidade de trabalho do segurado.
A Dataprev, empresa pública responsável pelos serviços de banco de dados e segurança da informação da Previdência, esclareceu em nota que os peritos médicos não tiveram envolvimento no problema. A falha foi causada por um erro no sistema de reconhecimento de direitos.
“Apesar de ter sido identificado e corrigido tempestivamente, erros e inconsistências em alguns PDFs de laudos médicos consideraram conteúdos de teste (com textos utilizados para teste no formato blá-blá-blá), em vez de dados oficiais”, explicou a empresa pública.
Na nota, a Dataprev lamentou os transtornos causados e garantiu que a geração dos arquivos PDF foi normalizada, destacando que as informações inseridas pelos peritos estão corretas nas bases de dados do sistema.
A empresa também ressaltou que sua equipe técnica continua monitorando o processo de modernização para evitar novas falhas.
CONFIRA A NOTA COMPLETA DO DATAPREV SOBRE O CASO:
“Neste mês de maio, a Dataprev, em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está realizando a validação do sistema de reconhecimento de direitos para benefícios por incapacidade, em uma agência piloto, processo que implica uma maior frequência de atualizações de informações.
Com relação ao erro no laudo médico pericial emitido pelo Meu INSS, e noticiado no dia 14 de maio por veículos de imprensa, a Dataprev informa que este foi causado a partir de uma falha técnica, durante o processo de atualização do sistema.
Apesar deste ter sido identificado e corrigido tempestivamente, erros e inconsistências em alguns PDFs de laudos médicos consideraram conteúdos de teste (com textos utilizados para teste no formato blá-blá-blá), em vez de dados oficiais.
Diferentemente do que foi noticiado na mídia, não houve envolvimento dos peritos médicos, mas erro técnico da Dataprev.
A empresa afirma que a geração dos arquivos PDFs está normalizada e ressalta que as informações preenchidas pelos peritos estão corretas nas bases de dados do sistema.
A equipe técnica da empresa continua acompanhando o processo de modernização e monitorando qualquer ocorrência fora do padrão.
A Dataprev lamenta transtornos causados a funcionários, peritos e segurados afetados”.