Economia

Aposentado do INSS recebe certidão para receber PIS/Pasep e FGTS; saiba como obter documento

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Ao ter a aposentadoria concedida, o segurado do INSS recebe uma certidão que permite o saque de pendências de PIS, Pasep e FGTS. Esse comprovante é fundamental para que instituições financeiras possam liberar os valores depositados em nome do cidadão.

O documento também é emitido no caso de concessão de pensão por morte, servindo para que o pensionista retire valores que o falecido não tenha sacado de PIS, Pasep ou FGTS.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em situações onde o trabalhador falece sem deixar dependentes com direito à pensão, o INSS fornece um documento informando a inexistência de dependentes habilitados. Contudo, esse comprovante isoladamente não é suficiente para o saque de PIS/Pasep ou FGTS, pois o banco pode exigir a apresentação de documentos adicionais de outros órgãos ou da Justiça.

Para obter esses comprovantes, os interessados podem acessar o Meu INSS, disponível tanto em aplicativo quanto no site gov.br/meuinss, após realizar o cadastro e obter uma senha. Na seção “Do que você precisa?”, o beneficiário do INSS deve selecionar “Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS”. Para os familiares sem direito à pensão por morte, a opção correta é “Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile