Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Apesar do novo coronavírus (covid-19) causar problemas pulmonares mais graves em idosos ou pessoas com comorbidades, o aparecimento de novos sintomas em crianças deixa pais e especialistas em alerta, informa a Jovem Pan.
Médicos dos EUA e da Europa investigam ao menos 80 casos do que está sendo chamado de ‘Síndrome Pediátrica Inflamatória Multissistêmica’. Os principais sintomas são inflamações na pele, no sangue, no coração e nas veias.
De acordo com Daniel Mucida, pesquisador na Rockefeller University, de Nova York, e membro do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Imunologia, o quadro se assemelha ao da chamada ‘Síndrome de Kawasaki’, caracterizada por problemas vasculares. Ele lembra que a nova síndrome associada ao coronavírus atinge crianças e também, adolescentes.
O presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, diz que a doença pode chegar ao coração dos pacientes.
Por enquanto, os tratamentos para a síndrome pediátrica inflamatória multissistêmica envolvem o uso de imunoglobulina intravenosa, esteroides, antibióticos e uma alta dose de aspirina.
No Brasil, ainda não há casos registrados da doença.