Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Após declaração racista do presidente socialista da Argentina, Alberto Fernández, que remeteu a origem dos brasileiros à selva enquanto os argentinos chegaram em barcos da Europa, o presidente Jair Bolsonar postou no Twitter a saudação militar “Selva!”.
A saudação foi publicada acompanhada de uma foto dele usando cocar e cercado de indígenas. O registro foi feito em maio, durante uma agenda no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Durante a visita, o presidente visitou reservas do povo yanomami em Matucará.
Em entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, no Museu do Bicentenário da Casa Rosada, na quarta-feira (09), Fernández afirmou: “Mexicanos saíram dos índios, brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos de barcos que vinham da Europa. E assim construímos nossa sociedade”.
https://www.youtube.com/watch?v=j_MFddGioIg&feature=emb_title
O socialista citava erradamente Octavio Paz, escritor mexicano vencedor do Nobel de Literatura em 1990. Na verdade, o trecho vem da música Chegamos dos barcos, do compositor argentino Litto Nebia, que diz: “Brasileiros saem da selva, mexicanos vêm de índios, mas nós, argentinos, viemos dos navios”.
– SELVA! 🇧🇷 pic.twitter.com/cT9AGjdj5K
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 10, 2021