Esportes

Vitória de Piastri no GP da Hungria envolve controvérsia e estratégia da McLaren com Norris

Divulgação: X @McLarenF1

Oscar Piastri conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 neste domingo, durante o Grande Prêmio da Hungria. O triunfo de Piastri só foi possível após uma ordem da McLaren para que seu companheiro de equipe, Lando Norris, o deixasse passar no final da corrida em Budapeste. Lewis Hamilton terminou na terceira posição, completando a dobradinha da McLaren.

A estratégia da McLaren gerou controvérsia durante a segunda rodada de pit stops. Norris, que estava na segunda posição, recebeu a primeira parada, contrariando a prática usual de dar prioridade ao líder. Piastri liderava a corrida e foi informado de que a estratégia visava proteger Norris de Hamilton, que estava em terceiro lugar, e que a situação seria “administrada”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A decisão final ocorreu apenas no final da corrida, quando Norris reduziu a velocidade e permitiu que Piastri o ultrapassasse para garantir a vitória. Piastri já havia conquistado uma vitória em uma corrida sprint anteriormente.

O tricampeão Max Verstappen, líder da temporada, teve uma largada agressiva ao sair da terceira posição e conseguiu se igualar a Norris e Piastri na primeira curva. Sem espaço para acomodar dois McLaren e um Red Bull, Verstappen, que estava por fora, saiu da pista e, ao retornar, ultrapassou Norris, posicionando-se atrás de Piastri. Norris, que largou na pole, teve um desempenho abaixo do esperado, cedendo espaço para Verstappen na reta. A direção de prova determinou que Verstappen devolvesse a posição para Norris.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lewis Hamilton foi o primeiro dos líderes a parar nos boxes, na 17ª volta das 70 programadas, enquanto Norris trocou os pneus uma volta depois e Piastri duas voltas depois. Verstappen permaneceu mais tempo na pista, realizando sua parada apenas na 22ª volta.

Após a primeira parada nos boxes, Verstappen retornou atrás de Hamilton e gradualmente diminuiu a vantagem do piloto da Mercedes, conseguindo ultrapassá-lo na 36ª volta. No entanto, Verstappen errou na manobra e saiu da pista, permitindo que Hamilton recuperasse a terceira posição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na 41ª volta, Hamilton fez sua segunda parada, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari, que estava em quinto lugar, atrás de Verstappen. Após a segunda rodada de paradas, houve mudanças nas posições na pista: Norris assumiu a liderança, Piastri ficou em segundo, seguido por Hamilton, Leclerc e Verstappen. A McLaren priorizou Norris na primeira parada para protegê-lo de Hamilton.

Depois de retornar à pista em segunda posição, Piastri recebeu uma mensagem da McLaren informando que, ao alcançar Norris, haveria troca de posições, embora a equipe tentasse minimizar o tempo perdido por Norris.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A 15 voltas do final, Verstappen se aproximou de Leclerc, realizando a ultrapassagem na 57ª volta. O próximo alvo de Verstappen foi Hamilton, que conseguiu defender a posição na 62ª volta. No giro seguinte, Hamilton e Verstappen se tocaram, com o piloto da Red Bull saindo da pista, mas retornando atrás de Leclerc.

A ordem da McLaren para que Norris devolvesse a posição a Piastri foi cumprida apenas na 68ª volta, após uma longa discussão entre a equipe e o piloto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile