Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Produto Interno Bruto em 2019 sofreu uma queda de e 35%, a produção de petróleo foi reduzida para o nível que tinha em 1945. Estima-se que, até o fim deste ano, o número total de venezuelanos que emigraram atingirá uma quantidade equivalente a 20% da população do país. O tamanho da economia é menor que o da República Dominicana. As notas em moeda nacional servem como matéria-prima para o artesanato.
O resultado foi avaliado e resumido pelo economista colombiano Rodrigo Botero Montoya, em reportagem publicada no jornal O Globo.
“É surpreendente que os líderes de um regime responsável por um enorme colapso econômico se refiram às conquistas da revolução. A Venezuela sofreu uma queda de 35% no Produto Interno Bruto em 2019. A produção de petróleo foi reduzida para o nível que tinha em 1945. Estima-se que, até o fim deste ano, o número total de venezuelanos que emigraram atingirá uma quantidade equivalente a 20% da população do país. O tamanho da economia é menor que o da República Dominicana. As notas em moeda nacional servem como matéria-prima para o artesanato.”