Mundo

Greta Thunberg: ‘Bolsonaro tem responsabilidade na crise climática e na pandemia’

Em entrevista coletiva convocada pela OMS nesta segunda-feira (19), a ativista ambiental Greta Thunberg acusou o presidente Jair Bolsonaro de ter uma grande responsabilidade nas mudanças climáticas e na resposta à pandemia de Covid-19.

“Acho que não devíamos focar em indivíduos, porque essa é uma questão muito maior. Só posso falar por mim, mas ele falhou em se responsabilizar e garantir as condições de vida presentes e futuras para o mundo”, disse a ativista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ativista, porém, prosseguiu: “Claro que Jair Bolsonaro tem uma grande responsabilidade, tanto em relação ao ambiente e ao clima e é claro que podemos ver a resposta que o Brasil tem tido na pandemia da covid-19”.

“Falo por mim, mas ele tem fracassado em assumir a responsabilidade necessária para salvaguardar as condições presentes e futuras de vida para a humanidade”, finalizou Greta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Greta, que se une à OMS para promover a distribuição igualitária das vacinas contra a Covid-19, criticou os países mais ricos, que estão vacinando jovens, enquanto nações pobres mal possuem doses suficientes para idosos e profissionais de saúde.

“Precisamos agir em solidariedade, e a única ação moralmente correta é priorizar os mais vulneráveis, não importa onde vivem”, defendeu a ativista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ela afirma que a adesão à vacinação não pode ser uma escolha individual: quem for convidado a se imunizar, deve tomar a vacina, e é a decisão do governo que precisa ser revista.

Greta lembrou ainda que a relação entre a crise climática e a pandemia é muito próxima: a maioria das doenças infecciosas hoje são provenientes de animais, e quanto mais as florestas são derrubadas, maiores as chances de contato com a fauna selvagem, e de transferência de outros vírus que podem causar novas pandemias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile