Mundo

Ex-policial Derek Chauvin é condenado a 22 anos e meio de prisão pela morte de George Floyd

Na tarde desta sexta-feira (25), o ex-policial Derek Chauvin foi sentenciado a 270 meses (22,5 anos) de prisão pela morte de George Floyd, homem asfixiado durante uma abordagem policial em maio de 2020, em Mineápolis, nos EUA.

Em abril, um júri o declarou culpado pela morte de George Floyd em todas as três acusações de homicídio contra o ex-segurança:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
  1. Causar a morte, sem intenção, por meio de um ato perigoso, sem consideração pela vida humana
  2. Negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de Floyd
  3. Homicídio culposo

Em sua decisão, o juiz Peter Cahill afirmou que a sentença não foi tomada com base na emoção e na opinião pública e que ele tem a obrigação de aplicar a lei baseada em fatos.

Pouco antes da leitura da pena, Chauvin falou pela primeira vez e ofereceu seus pêsames à família de Floyd. Durante todo o julgamento, o ex-policial se recusou a depor em frente ao tribunal. “Quero dar minhas condolências à família Floyd”, disse Chauvin.

A promotoria havia pedido uma pena de 30 anos de prisão – o dobro do que réus primários, como Chauvin, costumam pegar no país. A defesa pedia por um regime de liberdade condicional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A sentença de Chauvin levou em conta quatro “fatores agravantes”, segundo a Justiça norte-americana:

  • Cometer o crime em frente a uma criança
  • Agir com ‘crueldade particular’
  • Atuar com o apoio de um grupo
  • Abusar da autoridade de policial

Após a decisão do juiz, os advogados de defesa poderão tentar recorrer à sentença e reduzir o tempo de prisão do ex-policial. Um pedido inicial, para invalidar o julgamento de abril, foi rejeitado pela Justiça. A pena máxima para todas as acusações poderia chegar a 40 anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile