Mundo

EUA afirmam Estado Islâmico é a principal suspeita de ataque a Cabul

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Autoridades americanas acham que o ataque fora do aeroporto de Cabul nesta quinta-feira (26) foi realizado por uma afiliada do Estado Islâmico por causa de comunicações que o grupo fez na época do incidente, de acordo com uma autoridade americana a par do assunto.

Uma segunda autoridade norte-americana disse que a afiliada, conhecida como ISIS-K, é a principal suspeita do ataque, mas disse que é muito cedo para tirar uma conclusão definitiva.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O “K” em ISIS-K significa Khorasan, uma região histórica que inclui partes do Afeganistão e do Paquistão. O grupo foi formado há seis anos por membros distantes do ramo paquistanês do Talibã e realizou vários ataques no Afeganistão nos últimos anos.

Seus membros também lutaram contra o Talibã no Afeganistão, que assumiu o poder em uma ofensiva relâmpago neste mês.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por dias, funcionários da inteligência dos EUA previram um ataque ISIS-K, mas tinham meios limitados para impedir um ataque enquanto corriam para ajudar a transportar dezenas de milhares de pessoas antes do prazo final de 31 de agosto para a retirada das tropas americanas.

Uma autoridade disse que o Talibã tem a responsabilidade de impedir qualquer ataque, mas que a aglomeração de pessoas fora do aeroporto que procuram fugir do país tornou essa tarefa extremamente difícil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile