Mundo

Talibã celebra retirada dos EUA com ‘enterro’ de bandeiras estrangeiras

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Membros e apoiadores do Talibã desfilaram caixões cobertos com bandeiras americanas e da OTAN na cidade oriental de Khost nesta terça-feira (31), parte das comemorações em todo o país após a retirada das últimas tropas americanas.

O funeral simulado, no qual caixões cobertos com bandeiras francesa e britânica também foram carregados ao longo da rua por uma grande multidão, marcou o fim de uma guerra de 20 anos e uma saída apressada e humilhante para Washington e seus aliados da OTAN.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Parte da multidão ergueu as armas, enquanto outros agitavam bandeiras do Talibã ou gravavam a procissão em telefones celulares.

“31 de agosto é o nosso Dia da Liberdade formal. Neste dia, as forças de ocupação americanas e as forças da OTAN fugiram do país”, disse o oficial do Taleban Qari Saeed Khosti à estação de televisão local Zhman TV durante a cobertura do evento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Imagens de Khost foram amplamente compartilhadas nas redes sociais na terça-feira, juntamente com outros vídeos de tiros comemorativos na capital Cabul e um homem pendurado em um helicóptero Black Hawk dos EUA sobrevoando a segunda cidade de Khandahar, no Afeganistão. A Reuters não conseguiu verificar todos os vídeos.

O último soldado dos EUA embarcou no último vôo do Afeganistão um minuto antes da meia-noite de segunda-feira, encerrando uma evacuação caótica de 123.000 civis do Afeganistão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile