Mundo

Erupção de vulcão se intensifica nas Ilhas Canárias e Espanha fecha aeroporto devido às cinzas

Nas Canárias, o vulcão Cumbre Veija, que entrou em erupção há quase uma semana, ainda perturba a vida dos habitantes da ilha de La Palma. 

Explosões vulcânicas lançaram lava incandescente no ar em La Palma neste sábado(25), quando uma nova saída de emissão foi aberta, forçando a pequena ilha espanhola a fechar seu aeroporto e causando longas filas para os barcos que saem da ilha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O vulcão Cumbre Vieja, que começou a entrar em erupção no domingo passado, está entrando em uma nova fase explosiva.

O Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias, Involcan, disse que a nova saída de emissão que se abriu ficava a oeste da abertura principal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Instituto Nacional de Geografia e Mineração disse que seus drones mostraram que o cone do vulcão havia se rompido. “Não é incomum neste tipo de erupção que o cone do vulcão se fratura. Forma-se uma cratera que não suporta seu próprio peso e o cone se quebra”, disse Miguel Angel Morcuende, diretor do comitê de resposta ao vulcão Pevolca, em entrevista coletiva no sábado. “Essa ruptura parcial aconteceu durante a noite. Morcuende disse que as evacuações atualmente em vigor seriam mantidas por mais 24 horas como precaução.

O vulcão expeliu milhares de toneladas de lava, destruiu centenas de casas e forçou a evacuação de quase 6.000 pessoas desde que começou a entrar em erupção no último domingo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

La Palma, com uma população de mais de 83.000 habitantes, faz parte de um arquipélago que forma as Ilhas Canárias, no Atlântico. A operadora do aeroporto espanhola Aena disse que o aeroporto da ilha estava fechado.

“O aeroporto de La Palma está inoperante devido ao acúmulo de cinzas. As tarefas de limpeza já começaram, mas a situação pode mudar a qualquer momento”, tuitou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Trabalhadores varreram cinzas vulcânicas da pista, placas eletrônicas mostravam voos cancelados e o saguão de embarque estava silencioso, pois algumas pessoas que chegaram ao aeroporto descobriram que não poderiam voar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile