Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Xi Jinping disse que o impulso de “prosperidade comum” que colocou os cidadãos mais ricos da China em alerta era sobre a criação de uma sociedade próspera “de modo geral”, em vez de “igualitarismo uniforme”.
“Nem todos serão ricos ao mesmo tempo e nem todas as regiões alcançarão o mesmo nível de riqueza ao mesmo tempo”, disse Xi em um discurso de agosto publicado sexta-feira pelo Qiushi Journal, uma publicação do Partido Comunista no poder.
“A prosperidade comum de que estamos falando é a prosperidade comum de todas as pessoas, a vida material e espiritual das pessoas é rica, não é a prosperidade de algumas pessoas, nem igualitarismo uniforme”, disse Xi em uma reunião da Central do partido Comitê de Assuntos Financeiros e Econômicos, informou a revista.
Semelhante à construção de uma sociedade moderadamente próspera, a prosperidade comum não deve ser dividida em metas regionais. “Deve ser visto de uma perspectiva geral”, disse ele.
A pressão para eliminar a enorme lacuna de riqueza do país tem como alvo tudo, desde centros de aulas particulares até horas extras excessivas e celebridades que fogem de impostos, agitando os mercados e levando algumas das maiores empresas de tecnologia do país a prometerem bilhões de dólares em apoio.
No discurso, o presidente chinês estabeleceu um cronograma para realizar a igualdade de acesso aos serviços públicos básicos até 2035 e para a prosperidade comum ser “basicamente alcançada” até 2050.
Xi delineou pontos de ação no caminho para a prosperidade comum:
- Criação de canais para mobilidade ascendente e oportunidades para mais pessoas ficarem ricas para evitar a ” involução ” e ” ficar no chão “.
- Opondo-se à “ expansão desordenada do capital ” e aprimorando a regulamentação antitruste.
- Aumentar o treinamento e a remuneração dos trabalhadores qualificados e atender às necessidades educacionais dos filhos dos trabalhadores migrantes para trazer mais pessoas para o grupo de renda média.
- Avançar na legislação sobre o imposto imobiliário e estudar a ampliação do escopo da arrecadação do imposto sobre o consumo.
- Fortalecimento do papel orientador dos valores fundamentais socialistas para promover a riqueza “espiritual”.
A declaração de vitória do Partido Comunista no ano passado em uma campanha histórica de oito anos para erradicar a pobreza extrema, entre outras conquistas, levou a China ao “estágio histórico” correto para promover a prosperidade comum, disse Xi no discurso.
Xi disse que a prosperidade comum é fundamental para a estabilidade social, enfatizando a necessidade de aprender com a “divisão social, polarização política e populismo galopante” em países não identificados com desigualdade de renda proeminente.
© 2021 Bloomberg LP