Mundo

Russos são expulsos da Ilha da Cobra, diz Ucrânia

A Ucrânia disse nesta quinta-feira (30) que expulsou as forças russas da Ilha da Cobra, uma massa de terra estratégica do Mar Negro na costa sul, perto da cidade de Odesa.

A recaptura da ilha pela Ucrânia enfraquece quaisquer planos potenciais que a Rússia possa ter para um futuro ataque terrestre naquele trecho da costa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que havia concluído suas tarefas atribuídas e estava se retirando taticamente para permitir a exportação de grãos dos portos do Mar Negro da Ucrânia.

“Para organizar corredores humanitários de grãos como parte da implementação de acordos conjuntos alcançados com a participação da ONU, a Federação Russa decidiu deixar suas posições na ilha de Zmiinyi”, disse o Ministério da Defesa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Ucrânia disse que forçou as tropas russas a fugir durante a noite em duas lanchas. A declaração, do comando sul da Ucrânia, disse que as explosões ainda podem ser ouvidas e que a ilha está coberta de fumaça, parecendo indicar que as batalhas continuam.

A Ilha das Cobras ficou famosa quando a Rússia a capturou pela primeira vez em fevereiro. Um soldado ucraniano postado na ilha disse a um navio de guerra russo atacante para “vá se foder” , o que se tornou um dos slogans de resistência ucranianos mais populares desde a invasão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O bloqueio dos portos do Mar Negro da Ucrânia pela Rússia fez com que os preços dos grãos disparassem, ameaçando a fome em vários países.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile