Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na segunda-feira da semana que vem (14), o presidente dos EUA Joe Biden se reunirá com o ditador da China Xi Jinping perto da data da Cúpula do G20 da próxima semana em Bali, na Indonésia.
O anúncio foi feito pela Casa Branca nesta quinta-feira (10). A reunião cara a cara acontece em meio às relações EUA-China cada vez mais tensas.
Essa será a primeira reunião pessoal entre eles desde que Biden se tornou presidente em janeiro de 2021. Ela também ocorre semanas depois que Xi Jinping recebeu um 3º mandato como líder do Partido Comunista Chinês (PCCh).
Em comunicado, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que os líderes se reunirão para “discutir esforços para manter e aprofundar as linhas de comunicação entre” os dois países e para “gerenciar com responsabilidade a concorrência e trabalhar juntos onde nossos interesses se alinham, especialmente em desafios transnacionais. que afetam a comunidade internacional”.
A Casa Branca vem trabalhando com autoridades chinesas nas últimas semanas para organizar a reunião.
Na quarta, Biden disse que pretendia discutir com Xi Jinping as crescentes tensões entre Washington e Pequim sobre a ilha autogovernada de Taiwan, políticas comerciais, o relacionamento de Pequim com a Rússia e muito mais.