Mundo

Coreia do Norte dispara míssil balístico dias após exercícios EUA-S Coreia

People watch a television screen showing a news broadcast with file footage of a North Korean missile test, at a railway station in Seoul on November 2, 2022. - South Korea on November 2 told residents on the island of Ulleungdo off its east coast to evacuate to bunkers after North Korea fired three short range ballistic missiles. (Photo by JUNG YEON-JE / AFP)

 A Coreia do Norte disparou um míssil balístico em direção às suas águas orientais na sexta-feira (23), disseram os militares da Coreia do Sul, sua mais recente demonstração de armas que ocorreu dias depois que aviões de guerra dos EUA e da Coreia do Sul realizaram exercícios conjuntos que a Coreia do Norte considerou um ensaio de invasão.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que o lançamento ocorreu na sexta-feira, mas não deu mais detalhes, como que tipo de arma foi disparada e a que distância ela voou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os EUA voaram bombardeiros com capacidade nuclear e jatos furtivos avançados perto da Península Coreana para treinamento conjunto com aviões de guerra sul-coreanos na terça-feira. A Coreia do Norte normalmente chama esses exercícios militares dos EUA e da Coreia do Sul de ensaio de invasão.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse anteriormente que os exercícios faziam parte de um acordo bilateral sobre a determinação dos EUA de defender seu aliado asiático com todas as capacidades militares disponíveis, incluindo nuclear.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O treinamento ocorreu depois que a Coreia do Norte afirmou recentemente ter realizado testes importantes necessários para desenvolver seu primeiro satélite espião militar e uma nova arma estratégica, uma provável referência a um míssil balístico intercontinental mais móvel.

A Coreia do Norte disse que lançou um par de foguetes no domingo para testar câmeras e outros sistemas para o desenvolvimento de seu primeiro satélite de reconhecimento militar. Sua mídia estatal publicou fotos de baixa resolução das cidades sul-coreanas vistas do espaço.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alguns especialistas civis na Coreia do Sul e em outros lugares disseram que as fotos eram muito grosseiras para fins de vigilância e que os lançamentos provavelmente eram uma cobertura para testes da tecnologia de mísseis da Coreia do Norte. Os militares da Coreia do Sul disseram que a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de médio alcance.

Tais avaliações enfureceram a Coreia do Norte, com a poderosa irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un lançando insultos grosseiros a especialistas sul-coreanos não identificados. Kim Yo Jong disse que não há razão para usar uma câmera cara de alta resolução para um teste de tiro único e que a agência espacial da Coreia do Norte usou dois mísseis antigos como veículos de lançamento espacial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Coreia do Norte testou uma barragem de mísseis este ano, incluindo armas balísticas com capacidade nuclear projetadas para atingir o continente americano e seus aliados Coreia do Sul e Japão . A Coreia do Norte disse que foi obrigada a realizar tais testes para responder a exercícios militares anteriores entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile