Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Papa Francisco expressou sua “gratidão” ao seu predecessor, o pontífice emérito Bento XVI , que morreu neste sábado (31). ” Só Deus conhece o valor e a força de sua intercessão “, disse ele na celebração das primeiras vésperas de encerramento do ano na Basílica de São Pedro.
“Falando em cortesia, neste momento, meu pensamento vai espontaneamente para o caríssimo Papa Emérito Bento XVI , que nos deixou esta manhã. Com emoção recordamos a sua personalidade, tão nobre, tão meiga”, disse Francisco na homilia.
“Sentimos uma grande gratidão em nossos corações , gratidão a Deus por tê -lo doado à Igreja e ao mundo , e gratidão a ele por todo o bem que realizou e, acima de tudo, por seu testemunho de fé e oração. , sobretudo nestes últimos anos de vida reformada”, acrescentou.
Francisco afirmou que “só Deus conhece o valor e a força de sua intercessão, de seus sacrifícios oferecidos pelo bem da Igreja”.
Em sua homilia, referindo-se à figura de Bento XVI, o Papa Francisco, eleito após sua renúncia em fevereiro de 2013, defendeu a bondade “como uma virtude cívica” no mundo de hoje.
Essa característica, argumentou, “é um fator importante na cultura do diálogo” e “essencial para viver em paz como irmãos que nem sempre concordam, é normal, mas que se falam”.
Francisco disse que a bondade é “um antídoto” contra “algumas patologias da nossa sociedade , contra a crueldade que infelizmente pode insinuar-se como um veneno no coração e intoxicar as nossas relações.
“Essas ‘doenças’ do nosso cotidiano nos tornam agressivos e incapazes de pedir licença, ou perdão, ou simplesmente agradecer”, lamentou.
Francisco alertou ainda para os prejuízos do “individualismo consumista visível a todos” : “A sociedade individualista e consumista tende a ser agressiva porque os outros são concorrentes com quem competir”, denunciou.
Por isso, defendeu “recuperar a bondade como virtude pessoal e civil”, pois, em sua opinião, pode ajudar “não pouco a melhorar a vida das famílias, comunidades e cidades”.
Após a celebração destas vésperas, Francisco, com problemas de mobilidade devido ao joelho, deverá deixar a basílica para visitar o tradicional Portal de Belén na praça .
A capela funerária de Bento XVI abrirá na manhã de segunda-feira e durará até quarta-feira, enquanto será quinta-feira, quando Francisco presidirá seu funeral na Praça de São Pedro .
Serão exéquias solenes mas sóbrias, por vontade expressa do papa emérito, cujo corpo repousará na cripta da basílica vaticana.