Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O corpo do Papa Emérito Bento XVI, com a cabeça apoiada em um par de travesseiros carmesins, foi velado na Basílica de São Pedro na segunda-feira (2), enquanto dezenas de milhares faziam fila para prestar homenagem ao pontífice.
O teólogo alemão, que morreu no sábado aos 95 anos, liderou a Igreja Católica por oito anos antes de se tornar o primeiro papa em seis séculos a renunciar em 2013.
As portas da Basílica de São Pedro foram abertas ao público pouco depois das 9 horas da manhã (horário local). A exibição pública do corpo de Bento XVI terá 10 horas a partir de hoje. Doze horas de exibição estão programadas para terça-feira e quarta-feira antes do funeral da manhã de quinta-feira. Os oficiais de segurança dizem que pelo menos 25 mil pessoas passarão diante do corpo de Bento XVI neste primeiro dia de visita.
O corpo de Bento, envolto em paramentos vermelhos e dourados, é flanqueado por dois guardas suíços e rodeado pelos fiéis que prestam suas homenagens, em meio a solene música de órgão e canto. É o tipo de cenário que você esperaria de um papado marcado por sua ortodoxia, embora não sem suas contradições.
As mortes papais geralmente desencadeiam a convocação de um conclave de cardeais para escolher um sucessor, mas desta vez Francisco permanece no cargo e dirigirá os procedimentos.
O funeral de Bento XVI será “solene, mas simples”, disse o Vaticano, após o qual ele será enterrado nos túmulos papais sob a Basílica de São Pedro.
O último funeral papal, de João Paulo II em 2005, atraiu um milhão de fiéis e chefes de estado de todo o mundo, embora Bento fosse uma figura mais polêmica.