Mundo

Ucrânia diz que derrubou balões de ‘reconhecimento’ russos

(Divulgação: Imprensa ucraniana)

Seis balões russos foram avistados sobre Kiev e a maioria foi abatida após ser atacada por defesas aéreas, disse a administração militar da capital ucraniana nesta quarta-feira (15).

Os balões podem estar carregando refletores de canto e equipamentos de reconhecimento, mas as autoridades não especificaram quando sobrevoaram a capital, embora alertas aéreos tenham sido emitidos em Kiev nesta quarta-feira (15).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Segundo informações que agora estão sendo esclarecidas, eram balões que se moviam no ar sob a propulsão do vento”, escreveu o governo militar no aplicativo de mensagens Telegram.

“O propósito de lançar os balões era possivelmente detectar e esgotar nossas defesas aéreas.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Pouco antes do anúncio, o porta-voz da força aérea ucraniana, Yuriy Ihnat, disse que a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado, poderia estar usando balões em uma nova campanha para preservar seus estoques de drones de reconhecimento.

“ Vangões de reconhecimento como o Orlan-10 agora estão sendo usados ​​com mais moderação [pela Rússia], e eles pensaram: ‘Por que não usamos esses balões?’ Então eles estão usando”, disse Ihnat à televisão ucraniana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile