Mundo

Apagão deixa Cuba às escuras pelo 2º dia consecutivo

Foto: Criador de Imagens do Bing

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Cuba amanheceu sem energia neste sábado (19), após uma pane na principal usina termoelétrica da ilha ter provocado o colapso do sistema elétrico, que as autoridades ainda tentam reativar. De acordo com o portal de notícias Cubadebate, a Empresa Elétrica informou que, às 6h15, houve um novo desligamento total do sistema elétrico nacional, sem fornecer mais detalhes.

Na noite de sexta, as autoridades comunicaram que haviam alcançado um nível mínimo de geração de energia, utilizando “microssistemas” acoplados para ativar termelétricas e centrais flutuantes em algumas regiões do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O anúncio feito pela União Nacional Elétrica (UNE) no sábado frustrou muitos cubanos, que enfrentam dificuldades para dormir em razão da falta de energia.

Yaima Valladares, dançarina de 28 anos, comentou à AFP que o apagão torna a vida no país ainda mais complicada. Ela afirmou que a situação é muito difícil, mas tenta manter a calma em meio ao estresse que já é elevado na ilha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Isabel Rodríguez, dona de casa de 72 anos, também expressou sua insatisfação, dizendo que não conseguiu dormir durante a noite por causa do calor. Para ela, a falta de energia impacta diretamente a vida das pessoas, já que nem as bombas hidráulicas estão funcionando.

O ditador comunista cubano, Miguel Díaz-Canel, participou de uma reunião de supervisão durante a noite, na qual prometeu que não haverá descanso até que o serviço seja totalmente restabelecido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Díaz-Canel afirmou que o colapso no sistema de energia é mais uma demonstração dos problemas causados pelo bloqueio econômico.

O ditador enfatizou que o país carece do combustível necessário, culpando a falta de divisas e a perseguição financeira e energética como os principais fatores que impedem a recuperação do sistema.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile