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O CEO da Tesla, Elon Musk, rejeitou um relatório da Reuters que afirmava que a fabricante de carros dos EUA cancelou um projeto para um veículo de baixo custo devido à forte concorrência dos fabricantes chineses de veículos elétricos (VE).
Na sexta-feira, a Reuters escreveu, citando fontes familiarizadas com o assunto e mensagens da empresa, que a montadora se concentrará no desenvolvimento de robo-táxis autônomos em vez de perseguir o objetivo de longa data de Musk de trazer carros elétricos acessíveis para as massas.
“A Reuters está mentindo (novamente)”, escreveu Musk no X (anteriormente Twitter), comentando uma postagem sobre o relatório da agência.
De acordo com a Reuters, o veículo agora extinto, às vezes descrito como o Modelo 2, deveria começar em US $ 25.000. Musk primeiro sugeriu o modelo em um evento da empresa em setembro de 2020.
Fontes afirmaram que souberam da decisão da Tesla de descartar o Modelo 2 em uma reunião com numerosos funcionários, um dos quais afirmou que o encontro aconteceu no final de fevereiro.
“A diretriz de Elon é focar completamente nos robo-táxis”, disse essa pessoa, segundo relatos.
Outra fonte confirmou o cancelamento e disse que os novos planos previam a produção de robo-táxis, mas em volumes muito menores do que os projetados para o Modelo 2.
Várias mensagens da empresa revisadas pela Reuters sobre a decisão supostamente incluíram uma de 1º de março. Ela veio de um gerente de programa não identificado para o carro acessível, que discutia o fim do projeto com a equipe de engenharia e os aconselhava a não informar os fornecedores sobre o cancelamento do programa.
“A reversão brusca ocorre à medida que a Tesla enfrenta uma forte concorrência global dos fabricantes chineses de veículos elétricos inundando o mercado com carros com preços tão baixos quanto US $ 10.000”, escreveu a Reuters, acrescentando que o plano para robo-táxis sem motorista apresenta um desafio de engenharia mais difícil e mais risco regulatório.
O artigo também observou que a fabricante de automóveis dos EUA estava atrasada para o segmento em parte devido a uma decisão crucial de Musk de focar no Cybertruck altamente experimental em vez de um carro acessível.
O gigante chinês do setor automotivo, BYD, ultrapassou a Tesla como o maior produtor mundial de VE, vendendo mais de 526.000 veículos no quarto trimestre de 2023. O resultado marcou o primeiro trimestre em que as vendas da BYD superaram as da Tesla em termos unitários e encerrou um ano em que a fabricante de carros chinesa alcançou quase o dobro da taxa de crescimento de seu rival americano.
Musk rejeitou a BYD quando questionado em uma entrevista à Bloomberg em 2011 sobre a empresa se tornar uma concorrente de VE. Na época, ele questionou a qualidade dos produtos da empresa chinesa e apontou o que percebia como suas deficiências tecnológicas.