Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A prática do trabalho a distância ganhou espaço no Brasil e no mundo recentemente. Com diversas vantagens, o home office – termo em inglês para essa abordagem – foi adotado por empresas de diferentes setores.
Considerando todas as vantagens e desvantagens do home office, existe um elemento essencial para quem trabalha a distância: a proteção. Proteger os dados dos funcionários que trabalham remotamente é imprescindível para uma empresa que quer ter sucesso com essa abordagem.
Afinal, além de lidar com informações pessoais, funcionários de empresas que adotam o home office também acessam dados de clientes. Caso haja um vazamento desse tipo de dado, além da possível perda do cliente, existem também problemas legais que podem surgir.
É nesse contexto que é essencial para o gerente da empresa e para o funcionário que trabalha em home office adotar medidas de proteção para os seus dados, bem como informações de clientes. Vale a pena conhecer algumas ferramentas como antivírus, VPN Brasil, e outros softwares, até algumas boas práticas para trabalhar remotamente com segurança.
Boas Práticas Ao Trabalhar Remotamente
Existem várias medidas que podem ser adotadas por quem quer ter mais proteção ao trabalhar remotamente. O home office exige uma conexão com a internet se você pretende se comunicar com seus colegas de trabalho e participar de reuniões.
Para isso, é importantíssimo que a sua conexão à internet seja segura. Uma maneira de garantir isso é utilizar conexões privadas ao invés de públicas. Pois a conexão em uma rede Wi-Fi pública não tem uma chave de acesso que já é uma proteção adicional contra o acesso de terceiros.
No caso da privada, essa chave de acesso é uma etapa a mais que qualquer pessoa precisará ultrapassar se tiver a intenção de hackear alguma máquina ou acessar dados de terceiros no computador de quem trabalha remotamente.
Outra boa prática interessante para quem trabalha remotamente é a instalação de um antivírus de qualidade. O próprio Windows já oferece a tecnologia do Windows Defender para proteger o computador de ataques de terceiros.
Alguns navegadores também ajudam na detecção de malwares que podem oferecer riscos ao computador de quem trabalha remotamente. Nesse caso, qualquer barreira que impeça terceiros de acessarem seus dados e informações de seus clientes deve ser vista com bons olhos.
Softwares Ajudam a Ter Ainda Mais Proteção
O anti-vírus por si só já ajuda e muito a ter mais proteção ao navegar na internet. Porém, ele sozinho não permite uma experiência totalmente segura para quem navega online. A instalação de outros programas pode ser a chave para que você possa trabalhar sem se preocupar constantemente com hackers.
Um ótimo exemplo de ferramenta que ajuda muito na navegabilidade e, ao mesmo tempo, protege as informações de quem navega na internet, é a Virtual Private Network. Popularmente conhecida por VPN, essa tecnologia funciona como uma máscara de proteção para os seus dados.
Ao acessar um site, ao invés de compartilhar as suas informações com o domínio do destino, a VPN mascara seus dados e compartilha outros dados com o site de destino. Isso faz com que seja mais difícil saber seu endereço de IP, bem como outras informações sobre seu computador.
A VPN funciona muito bem em dispositivos móveis e computadores. É por isso que cada vez mais pessoas buscam conhecer essa tecnologia e utilizam ela para ter proteção enquanto trabalham remotamente.
Vale mencionar ainda que a VPN tem muito mais vantagens do que simplesmente oferecer uma navegabilidade mais segura. Ela também funciona como uma oportunidade de acessar sites que, em teoria, são bloqueados em seu país.
Isso abre um leque de possibilidades para quem deseja acessar conteúdo que diferencie a sua estratégia de marketing de outros sites concorrentes, por exemplo.
Combinação De Boas Práticas é a Melhor Opção
Quem trabalha de home office deve adotar ao máximo boas práticas para se proteger de ataques de terceiros. A ideia é sempre poder trabalhar de maneira eficiente e sem ter problemas com o que há de risco em potencial em sites, bem como em programas que você baixar em seu computador ou até mesmo dispositivo móvel.
Em um mundo repleto de avanços tecnológicos para o bem e para o mal, proteger-se nunca é demais. Por isso, aproveite todas as dicas e trabalhe remotamente em segurança.
Afinal, proteção nunca é demais quando se fala em ter seus dados protegidos, bem como ter as informações de seus clientes devidamente gravadas e armazenadas em locais que são protegidos contra ataques de terceiros.