CPI da Covid

‘Tratamento precoce é a melhor medida preventiva’, diz Elcio Franco na CPI

Nesta quarta-feira (9), a CPI da Covid-19 ouve, o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco Filho. Ele afirmou ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) que “o tratamento precoce é a melhor medida preventiva para qualquer doença”.

“O tratamento precoce é a melhor medida preventiva para qualquer morbidade, qualquer doença. Posso colocar como aspecto interessante que há estudos que dizem que um real investido na saúde básica para atender de maneira precoce o paciente economiza mil reais na atenção especializada que seria um agravamento no problema de saúde”, afirmou Franco. “É o mesmo exemplo de uma pequena cárie que pode chegar a um tratamento de canal”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 “A nossa gestão defendia atendimento precoce do paciente com o medicamento que o médico julgar oportuno, dentro da sua autonomia. Se for usar algum medicamento off label, que faça o esclarecimento ao paciente”, disse. 

O coronel do Exército disse que a tese da imunidade de rebanho “nunca” foi tratada por ele, pelo então ministro Eduardo Pazuello e por nenhum técnico da pasta no período em que estiverem à frente do Ministério da Saúde. “Esse assunto nunca foi tratado em minha presença. “Não tenho conhecimento durante a gestão que estive com Pazuello de termos tratado da tese de imunidade de rebanho”, explicou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile