Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), inaugurado nesta sexta-feira(19), foi criado para cuidar dos processos em segunda instância em Minas Gerais. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participou da cerimônia, que aconteceu no Palácio das Artes, na Região Centro-Sul da capital.
A criação do TRF-6 foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Bolsonaro em 2021. Serão 18 juízes e cerca de 200 cargos em comissão.
Além de Bolsonaro, estiveram da solenidade o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o procurador-geral da República, Augusto Aras; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e outras autoridades.
A cerimônia também deu a posse dos primeiros 18 desembargadores. A desembargadora Mônica Sifuentes foi escolhida a primeira presidente do tribunal. Vallisney de Souza Oliveira tomou posse como vice-presidente.
Bolsonaro foi recebido por apoiadores na chegada dele para o evento de inauguração do no Palácio das Artes, no centro de Belo Horizonte. Com bandeiras do Brasil e camisas da seleção brasileira, os apoiadores estão divididos entre a entrada do Palácio e o canteiro central da avenida Afonso Pena.