Política

Balenciaga é acusada de incitação à pedofilia e abuso infantil em campanha

Foto: Balenciaga/Divulgação

A grife espanhola Balenciaga está sendo acusada de incitação à pedofilia e abuso infantil por conta de sua nova campanha publicitária de primavera. A empresa é uma casa de moda criada pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga (1895-1972).

A campanha da Balenciaga gerou uma onda de indignação por apresentar crianças segurando bolsas de ursos de pelúcias vestidos com acessórios de sadomasoquistas.

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Além de outros detalhes da grife espanhola, como livros e documentos da Suprema Corte dos EUA sobre pornografia infantil.

Em uma das fotos da Balenciaga, o livro que aparece é o de Michael Borremans, que tem como trabalho mais famoso a obra “Fire From The Sun”, onde crianças aparecem nuas em uma espécie de ritual satânico.

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Outro detalhe foi um suposto documento da Suprema Corte dos EUA, que aparece em uma das fotos da campanha.

O documento seria uma decisão que reverte uma parte significativa da Lei de Prevenção de Pornografia Infantil de 1996, com a justifica da liberdade de expressão.

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Em comunicado, a Balenciaga assumiu “total responsabilidade” pelas campanhas publicitárias com as crianças.

“Gostaríamos de abordar as controvérsias em torno de nossas recentes campanhas publicitárias”, começa o comunicado, publicado na conta de Balenciaga no Instagram em 28 de novembro.

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“Condenamos veementemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluí-lo em nossa narrativa”.

“As duas campanhas publicitárias em questão refletem uma série de erros graves pelos quais a Balenciaga assume total responsabilidade”, diz trecho do comunicado.

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“Enquanto as investigações internas e externas estão em andamento, estamos tomando as seguintes ações”, diz o post.

“Estamos revisando de perto nossa organização e formas coletivas de trabalho. Estamos reforçando as estruturas em torno de nossos processos criativos e etapas de validação. Queremos garantir que novos controles marquem um pivô e evitem que isso aconteça novamente”.

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A marca também está “lançando trabalhos de base com organizações especializadas em proteção infantil e que visam acabar com o abuso e a exploração infantil”.

Nas redes sociais, internautas comentaram sobre o assunto e criticaram a empresa:

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