Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na tarde desta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que é mentira que os pobres são “mais burros” que os ricos. A fala foi feita durante discurso no anúncio de investimentos em quatro instituições federais de ensino do Ceará (CE). O evento ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, capital cearense.
O petista também afirmou que os investimentos no Nordeste são prioridade em seu governo federal, já que, historicamente, estados do Sul e Sudeste sempre foram beneficiados.
“Por que no Nordeste temos menos universidades, menos mestres, menos doutores, menos institutos de pesquisa, menos laboratórios, por que a gente tem mais desnutrição, mortalidade infantil, mais analfabeto? Não é normal, Deus não pode ser injusto com o povo do Nordeste”, questionou o Lula.
“É preciso dar ao povo do Nordeste a chance dele poder competir. A gente não quer tirar nada de ninguém, a gente quer apenas ter a mesma oportunidade. O nosso filho não quer tirar o rico da universidade, a gente quer ter o direito de competir com ele no Enem”, continuou o petista.
“A gente quer ter a chance de sentar lado a lado e ver quem estudou mais. Dizer que o pobre é mais burro que o rico é mentira, porque [o educador] Paulo Freire dizia ‘quando as crianças comem, todo mundo vira inteligente’. Então, tomei quase como uma profissão de fé [os investimentos em educação]”, acrescentou Lula.