Saúde

Relatório de agência dos EUA diz que Covid-19 surgiu de vazamento de laboratório chinês

Foto: OPAS

O Departamento de Energia divulgou um relatório entre as agências governamentais que concluiu com “baixa confiança” que um vazamento de laboratório foi a causa da pandemia de COVID-19, de acordo com relatórios do The Wall Street Journal e do The New York Times neste domingo (26) .

A reportagem citou que a conclusão foi alcançada devido a novas informações, mas detalhes sobre o que é essa informação não foram revelados, de acordo com os meios de comunicação. A determinação agora coloca o Departamento de Energia em linha com o FBI, que mantém a visão com “confiança moderada”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Journal observa que outras quatro agências e o Conselho Nacional de Inteligência acreditam que o vírus foi causado por transmissão natural, e outras duas, uma das quais identificada como a CIA, estão indecisas. 

O FBI fez sua determinação por “razões diferentes” do Departamento de Energia, informou o jornal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O New York Times informou que as autoridades informadas sobre a inteligência disseram que ela era relativamente fraca. Os dois veículos informaram que a determinação foi feita com base em uma rede de laboratórios nacionais, em oposição a outros mecanismos de coleta de inteligência, como a interceptação de comunicações.

Questionado no “State of the Union” da CNN americana se ele agora acredita que a pandemia começou com um vazamento de laboratório, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse no domingo que a comunidade de inteligência não apresentou uma “resposta definitiva” sobre a questão. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Existe uma variedade de pontos de vista na comunidade de inteligência. Alguns elementos da comunidade de inteligência chegaram a conclusões de um lado, alguns do outro. Vários deles disseram que simplesmente não têm informações suficientes para ter certeza”, disse Sullivan. 

“Aqui está o que posso dizer. O presidente Biden instruiu, repetidamente, todos os elementos de nossa comunidade de inteligência a colocar esforços e recursos para chegar ao fundo dessa questão … Mas, no momento, não há uma resposta definitiva que tenha surgido da comunidade de inteligência sobre essa questão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile