Saúde

Nova descoberta revela papel do DNA na formação da memória

Uma equipe internacional de cientistas fez uma descoberta inovadora sobre a memória humana, revelando um mecanismo subjacente que implica mudanças rápidas em uma estrutura específica do DNA. Esse avanço, publicado no renomado periódico científico The Journal of Neuroscience, abre novas perspectivas no entendimento do funcionamento da memória.

Os pesquisadores, provenientes da Austrália, Suécia, Estados Unidos e Israel, identificaram o chamado “ADN-G4”, uma forma específica de DNA, acumulando-se nas células cerebrais e controlando dinamicamente a ativação e supressão dos genes ligados à formação da memória a longo prazo.

Segundo o Dr. Paul Marshall, da Universidade Nacional Australiana e QBI, essa descoberta amplia a compreensão sobre como o DNA opera como um dispositivo de controle altamente dinâmico no processo de aprendizado e memória.

A memória é um dos pilares fundamentais das neurociências contemporâneas, e sua compreensão detalhada é crucial à medida que os seres humanos envelhecem, sofrendo alterações em todo o corpo, incluindo o cérebro.

Essa pesquisa oferece insights promissores sobre os mecanismos moleculares subjacentes à memória humana e seu potencial impacto na compreensão e tratamento de distúrbios de memória no futuro.