Últimas Notícias

Furacão Milton se Aproxima da Costa da Flórida

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Furacão Milton, que inicialmente se formou como uma tempestade tropical na última semana, ganhou força e agora se classifica como um furacão de categoria 5. O fenômeno se aproxima da costa oeste da Flórida, com ventos que alcançam 160 mph e a expectativa de que traga chuvas torrenciais e inundações significativas.

Cidades na região, incluindo Tampa e St. Petersburg, estão sob alerta máximo. As autoridades locais já iniciaram as evacuações em áreas vulneráveis, e abrigos foram preparados para receber os desalojados. O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência, alertando os residentes sobre os riscos de inundações e cortes de energia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O furacão Milton pode passar por flutuações de intensidade enquanto se move pelo Golfo do México, mas é esperado que seja um furacão maior e perigoso ao atingir a costa oeste-central da Flórida na noite de quarta-feira”, afirmou o Centro Nacional de Furacões.

A meteorologista da CBS News, Nikki Nolan, indicou que a previsão mais recente sugere que Milton deve fazer landfall sobre Sarasota, Flórida, entre a noite de quarta e a madrugada de quinta, devido à desaceleração da tempestade. O governador da Flórida, Ron DeSantis, mencionou que os modelos mais recentes indicam uma possível landfall na Condado de Manatee, logo ao sul da Baía de Tampa, mas alertou que os impactos da tempestade podem ser sentidos em áreas muito além do centro da tempestade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Serviço Nacional de Meteorologia na Baía de Tampa classificou Milton como “uma tempestade histórica para a costa oeste da Flórida”, podendo ser a pior tempestade a atingir a região em mais de um século. Floridianos nas áreas potenciais de impacto do furacão prepararam-se reforçando propriedades com sacos de areia, fechando portas e janelas e retirando seus barcos do mar. DeSantis emitiu ordens de emergência que agora abrangem 51 condados, e os residentes devem se preparar para cortes de energia, estocar alimentos e água suficientes para uma semana e estar prontos para evacuar se necessário.

De acordo com o GasBuddy, na noite de terça-feira, pouco mais de 17% de todos os postos de gasolina na Flórida estavam sem combustível, incluindo mais de 46% na área da Baía de Tampa. O centro de furacões alertou sobre “uma situação extremamente ameaçadora à vida” para aqueles na área sob aviso de ressaca na costa oeste-central da Flórida, recomendando evacuação imediata caso houvesse ordens das autoridades locais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Assim que Milton atingir a costa, a previsão é que permaneça como um furacão enquanto atravessa a península da Flórida. “As preparações para proteger vidas e propriedades, incluindo a preparação para cortes de energia prolongados, devem ser concluídas ainda esta noite”, informou o centro de furacões.

Milton estava localizado na terça-feira à noite a 395 km a sudoeste de Tampa, movendo-se para o nordeste a 19 km/h. O centro de furacões emitiu avisos para a costa oeste da Flórida, de Bonita Beach ao norte até o rio Suwannee, incluindo a Baía de Tampa, e para a costa leste do estado, da linha do condado de St. Lucie-Martin ao norte até Ponte Vedra Beach.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Preparativos e evacuações em massa

Com a expectativa de que Milton faça landfall em áreas próximas à Baía de Tampa como um furacão de categoria 3, os preparativos estão em andamento. As ruas da área de Tampa estavam cobertas de detritos potencialmente perigosos deixados pelo furacão Helene. O prefeito de Tampa, Jane Castor, afirmou que o objetivo era limpar a maior parte do lixo até terça-feira, mas a cidade não conseguiu cumprir a meta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os rumores de que não temos recursos suficientes não poderiam estar mais longe da verdade”, disse Castor. “O governo federal, o estado, o condado e a cidade estão trabalhando juntos para remover os resíduos domésticos e garantir que todos estejam seguros.”

As previsões apontam que a chegada de Milton pode trazer uma ressaca potencialmente mortal à costa do Golfo da Flórida, uma região particularmente vulnerável a ressacas severas devido à sua geografia. O centro de furacões advertiu que a ressaca na área da Baía de Tampa poderia alcançar de 3 a 5 metros acima do nível do solo. Com as evacuações em massa em andamento, os aeroportos da Flórida cancelaram voos e escolas anunciaram fechamento à medida que a tempestade se aproximava.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente Biden enfatizou a gravidade da situação em um comunicado, pedindo a todos que seguissem as ordens de evacuação e reforçando a necessidade de preparação para o que está por vir. “Se você estiver sob ordens de evacuação, você deve evacuar agora, agora, agora — você já deveria ter evacuado. É uma questão de vida ou morte”, alertou Biden.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile