Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na noite desta segunda-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro parabenizou nesta segunda-feira Guillermo Lasso, ex-banqueiro que saiu vitorioso no segundo turno na eleição presidencial do Equador. No domingo (12), ele obteve dianteira de cinco pontos percentuais contra o candidato de esquerda Andrés Arauz, que reconheceu a derrota.
“Cumprimento @LassoGuillermo por sua vitória nas eleições presidenciais no Equador. Estou certo de que estreitaremos ainda mais os laços que unem nossas nações e trabalharemos pela liberdade em nossa região. Felicidades ao povo equatoriano e sucesso ao presidente eleito!”, disse o presidente, no Twitter.
A posse do novo presidente e de seu vice, Alfredo Borrero, será em 24 de maio.
A vitória do candidato liberal foi uma virada. No primeiro turno da eleição presidencial do Equador, realizado em 7 de fevereiro, Lasso, de 65 anos, fez 13 pontos percentuais a menos do que Arauz, ficou em segundo lugar e por pouco não perdeu a posição para o candidato indígena Yaku Pérez, que não apoiou nenhuma chapa durante a campanha do segundo turno.
As pesquisas de boca de urna divergiram. Enquanto o Instituto Clima Social apontou que os dois estavam empatados – e, segundo Arauz, com uma vantagem de 1,6 ponto percentual para ele, o instituto Cedatos afirmava que Lasso venceria a eleição com 53,24% dos votos, contra 46,76% de Arauz (uma diferença de 6,48 pontos percentuais).
Cumprimento @LassoGuillermo por sua vitória nas eleições presidenciais no Equador. Estou certo de que estreitaremos ainda mais os laços que unem nossas nações e trabalharemos pela liberdade em nossa região. Felicidades ao povo equatoriano e sucesso ao presidente eleito! 🇧🇷🤝🇪🇨
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 12, 2021