Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Comitê Olímpico Internacional pediu nesta segunda-feira (28) às organizações esportivas que proíbam os atletas russos e bielorrussos de participar de eventos internacionais.
O COI disse que uma proibição é necessária para “proteger a integridade das competições esportivas globais e para a segurança de todos os participantes”.
A recomendação da organização também cita as violações da Trégua Olímpica pela Rússia e pela Bielorrússia sobre a invasão russa da Ucrânia.
O COI disse também, que se não for possível recusar atletas russos ou bielorrussos “em cima da hora por motivos organizacionais ou legais”, eles devem competir com um nome neutro.
O comitê também retirou a Ordem Olímpica que havia concedido ao presidente russo, Vladimir Putin, e a outras autoridades russas.
“ O COI EB dá as boas-vindas e aprecia os muitos pedidos de paz por atletas, autoridades esportivas e membros da Comunidade Olímpica mundial. O COI admira e apoia em particular os pedidos de paz por atletas russos”, disse o COI em sua declaração na segunda-feira.