Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A economia do Brasil segue em processo de recuperação, após retomada em 2021, mesmo com os impactos da Guerra russa contra a Ucrânia e os efeitos da pandemia da Covid-19. A avaliação é da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.
O governo avaliou os resultados do PIB, divulgados hoje (02) pelo IBGE. O PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior.
De acordo com o IBGE, na comparação com o primeiro trimestre de 2021, a economia brasileira cresceu 1,7%.
“Após a vigorosa retomada da atividade em 2021, quando a economia brasileira registrou alta de 4,6% no PIB e confirmou a recuperação econômica em “V”, o início de 2022 manteve o robusto crescimento da atividade apesar do ambiente de incerteza gerado pelos reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia”, disse a secretaria, na Nota Informativa – Consolidação da retomada econômica.
A SPE destaca ainda que a atividade econômica brasileira “mostrou-se positiva no primeiro trimestre de 2022 em vários ramos, em especial na indústria e nos serviços, confirmando o reaquecimento da atividade e de melhora no ambiente de negócios”.
“Esse movimento trouxe reflexos positivos na expectativa de empresários e consumidores para os trimestres seguintes”, acrescentou.
A secretaria diz ainda que o crescimento de longo prazo da economia brasileira depende “fundamentalmente da consolidação fiscal” [redução da relação entre dívida e PIB] e de “importante agenda de reformas pró-mercado: abertura econômica, privatizações e concessões, melhora dos marcos legais e aumento da segurança jurídica, melhor ambiente de negócios e redução da burocracia, correção da má alocação de recursos e facilitação da realocação de capital e trabalho na economia”.