Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

UNICEF Ethiopia/2023/Nahom Tesfaye/Flickr cc

Saúde

Alerta global: Cólera Se Espalha Rapidamente em 17 Países Turísticos

Os casos de uma doença tropical capaz de matar em questão de horas aumentaram desde o início do ano, colocando em risco alguns destinos turísticos.

Quase 41.000 casos de cólera – uma infecção bacteriana mortal que causa diarreia implacável – foram relatados até agora em 2024, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O surto em vários países resultou em 775 mortes em 17 países nas Américas, Sudeste Asiático, no Mediterrâneo Oriental e na África.

Os esforços para conter a propagação da cólera foram afetados “por uma grave escassez de vacinas orais contra a cólera”, alertaram as autoridades.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A vigilância de saúde classificou o ressurgimento global da cólera como uma emergência de grau 3 no ano passado, sua classificação mais alta.

“Com base no número de surtos e na expansão geográfica, juntamente com a escassez de vacinas e outros recursos, a OMS continua a avaliar o risco em nível global como muito alto”, escreveu em um alerta recente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Isso acontece enquanto agências das Nações Unidas informaram à Reuters que o estoque global de emergência de vacinas contra a cólera “está vazio”, gerando preocupação sobre como a demanda por vacinas será atendida pelo resto do ano.

Os países enfrentando o maior aumento de casos este ano são Zâmbia e Zimbábue, que registraram 8.300 e 6.600 casos, respectivamente, ao longo de janeiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas destinos turísticos populares, como a África do Sul, também registraram casos da infecção bacteriana mortal, que se espalha através do consumo de água não potável e ingestão de alimentos contaminados.

Trinta e quatro pessoas foram infectadas com cólera no país no extremo sul do continente africano, embora nenhuma delas tenha morrido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Zâmbia, outro destino turístico popular, também viu um aumento de casos entre 1º de janeiro e 5 de fevereiro; 8.300 pessoas adoeceram com cólera e 270 pessoas sucumbiram à doença.

As Filipinas e a República Dominicana não registraram casos de cólera este ano, mas há uma ameaça persistente de surtos, já que ambos os países relataram infecções em 2023.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um relatório divulgado no final de janeiro, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) afirmou estar monitorando os surtos de cólera globalmente, após o registro de 50.440 novos casos da doença em dezembro de 2023.

O que é cólera?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A cólera é uma infecção causada pela bactéria Vibrio cholerae.

Ingerir água contaminada com a bactéria ou comer alimentos que estiveram em água suja – especialmente frutos do mar – pode causar cólera.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

À medida que a infecção ataca o intestino delgado, um dos sintomas mais comuns da condição é diarreia severa e aquosa.

Segundo a OMS, também pode causar náuseas, vômitos e cólicas estomacais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Pode levar de 12 horas a cinco dias para uma pessoa apresentar sintomas após ingerir alimentos ou água contaminados.

A maioria das pessoas experimentará apenas sintomas leves e será tratada com solução oral de reidratação, afirmou a OMS.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, alertou que casos agudos de doença diarreica “podem matar em horas se não forem tratados”.

Ao The Conversation, o professor de medicina da Universidade de East Anglia, Paul Hunter, alertou: “A cólera causa diarreia aquosa que pode ser tão profusa que as fezes perdem sua coloração marrom, dando à diarreia uma aparência característica de ‘água de arroz’.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A morte, quando ocorre, pode ser muito rápida, dentro de algumas horas após o início dos sintomas.

“Geralmente é devido à desidratação ou desequilíbrio eletrolítico.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os principais impulsionadores do recente aumento de casos em todo o mundo foram eventos climáticos extremos exacerbados pelas mudanças climáticas, como ciclones, enchentes e secas.

A guerra e a instabilidade política também desempenham seu papel, assim como o esgotamento dos estoques de vacinas contra a cólera.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se o número de casos continuar a aumentar ou mesmo continuar nos níveis atuais, provavelmente veremos mais casos globalmente este ano do que em qualquer momento nos últimos três décadas”, afirmou.

Ele observou que os países de alta renda enfrentam apenas um ‘risco marginal’ de surtos de cólera, já que a doença se espalha quando a infraestrutura de água e saneamento falha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas os viajantes enfrentam um pequeno risco de contrair cólera ao visitar países que enfrentam epidemias.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como posso me proteger da cólera ao viajar?

O Professor Hunter aconselha que qualquer pessoa que esteja viajando para um país com transmissão local de cólera deve buscar orientação sobre a vacinação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Independentemente disso, é crucial adotar práticas rigorosas de higiene alimentar e de água ao estar em um país afetado pela cólera”, alerta o professor.

O ECDC reforça essa recomendação, orientando as pessoas que se dirigem a áreas endêmicas de cólera a procurarem conselhos em clínicas de saúde para viagens. O objetivo é avaliar se estão em risco e obter informações sobre medidas sanitárias e de higiene preventivas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Essas medidas incluem:

– Consumir água engarrafada ou tratada com cloro;
– Lavar cuidadosamente frutas e vegetais com água engarrafada ou clorada antes de consumir;
– Lavar as mãos regularmente com sabão;
– Consumir alimentos completamente cozidos;
– Evitar o consumo de frutos do mar crus;
– Não ingerir sorvetes ou adicionar gelo nas bebidas;
– Escovar os dentes com água fervida ou engarrafada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O que fazer se suspeitar de cólera?”

Procure um médico se estiver em uma área com surto de cólera e apresentar sintomas como diarreia aquosa intensa, vômitos, sede intensa ou urina escura e com odor forte”, aconselha o especialista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sobre a vacina contra a cólera, ele esclarece que embora exista, a maioria das pessoas não precisa dela. Recomenda-se principalmente para aqueles que viajam para áreas onde a cólera é comum, especialmente locais remotos sem acesso a cuidados médicos, ou para trabalhadores humanitários em áreas propensas a surtos. Se administrada, as duas doses devem ser tomadas uma semana antes da viagem.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Lula volta a falar em 'genocídio' de Israel 'contra mulheres e crianças' e diz que Netanyahu quer 'aniquilar' palestinos

Política

Neste sábado (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o governo israelense e, em especial, o primeiro-ministro de Israel,...

Menina estupro coletivo Recife Menina estupro coletivo Recife

Brasil

A Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCVA) está investigando uma denúncia de estupro envolvendo uma menina de 12 anos dentro de uma...

Ronaldinho Gaúcho detona Seleção Brasileira Ronaldinho Gaúcho detona Seleção Brasileira

Esportes

Pentacampeão mundial em 2002, o ex-meia Ronaldinho Gaúcho, de 44 anos, detonou a atual geração da Seleção Brasileira e disse que não vai assistir...

enem 2023 enem 2023

Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste sábado (15), através de suas redes sociais, que o sistema de inscrições para o Exame Nacional...

'Reportagens sobre viagens de ministros do STF são inadequadas e injustas', reclama Toffoli 'Reportagens sobre viagens de ministros do STF são inadequadas e injustas', reclama Toffoli

Justiça

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu um edital da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI) destinado...

Não há problema em fazer piadas sobre Deus, afirma Papa Francisco Não há problema em fazer piadas sobre Deus, afirma Papa Francisco

Mundo

Nesta sexta-feira (14), o Papa Francisco afirmou, durante uma audiência especial no Vaticano com cerca de 100 comediantes, atores e escritores de todo o...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Um homem de 92 anos foi vítima de agressão por parte de uma cuidadora em uma clínica na cidade de Veranópolis, no Rio Grande...

Brasil

Uma idosa faleceu em São Paulo após ser deixada sem alimentação e em condições precárias, conforme acusado o próprio filho. A sentença de quatro...

Brasil

O prefeito Diego Francisco, de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, teve seu celular roubado durante a gravação de um vídeo na tarde...

Polícia Federal Polícia Federal

Brasil

Na sexta-feira (14), a Polícia Federal (PF) incinerou mais de seis toneladas de drogas em Foz do Iguaçu. As substâncias foram apreendidas em maio...

Brasil

A Difusão Vermelha da Interpol conta com 88 brasileiros listados como foragidos internacionais, segundo informações públicas divulgadas pela organização. Estes indivíduos são alvo de...

Rio Grande Do Sul Rio Grande Do Sul

Brasil

O número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul (RS) devido às fortes chuvas e enchentes que atingiram o Estado subiu para 176....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit