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A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) anulou uma licitação no valor de R$ 197,7 milhões que havia selecionado quatro empresas de comunicação digital para prestar assessoria e gerenciar as redes sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira (30).
O processo licitatório estava suspenso desde abril, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou possíveis irregularidades. Antes mesmo da divulgação oficial dos vencedores, o site O Antagonista antecipou os nomes das empresas que seriam selecionadas, levantando suspeitas sobre a integridade do processo.
O Ministério Público, junto ao TCU, solicitou a suspensão da licitação, apontando indícios de “violação ao sigilo do procedimento”. Diante disso, o ministro interino da Secom, Laércio Portela, decidiu anular a contratação e ordenou a reabertura imediata de um novo processo licitatório, com a formação de uma nova comissão de planejamento.
Paulo Pimenta, que atualmente ocupa o cargo de ministro do Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, era o chefe da Secom durante todo o período em que a licitação foi conduzida, até sua interrupção em abril deste ano.