Brasil

Em parceria com EUA, Bolsonaro pretende explorar a Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (08/04) que durante o encontro com Donald Trump, propôs a abertura da exploração da região amazônica em parceria com os Estados Unidos.

“Quando estive agora com Trump, conversei com ele que quero abrir para ele explorar a região amazônica em parceria. Como está nós vamos perder a Amazônia, aquela área é vital para o mundo”, afirmou Bolsonaro numa entrevista à emissora de rádio Jovem Pan.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na entrevista, o presidente criticou também o que chamou de “indústria” de demarcação de terras indígenas, que inviabilizaria projetos de desenvolvimento da Amazônia. 

Segundo Bolsonaro, há uma “indústria da demarcação” de terras indígenas desde 1992 e isso “inviabiliza qualquer projeto na Amazônia”. “A demarcação não pode ser por laudos suspeitos”, disse. “Tem muita coisa que é suspeita”, afirmou, citando supostos relatos de fazendeiros que colocam em dúvida o trabalho da Funai.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Constituição atribui ao Estado o dever de demarcar terras indígenas, que são áreas destinadas à sustentabilidade dos povos nativos. Existentes em todos os estados brasileiros, elas abrangem cerca de 14% da superfície nacional e, salvo situações excepcionais, não podem ser exploradas por não índios.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile