Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ambientalista Adalberto Eberhard pediu demissão do cargo de presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após pouco mais de três meses à frente da instituição. O pedido de demissão acontece dois dias após Eberhard e Salles participarem de um encontro na região do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no sul do Rio Grande do Sul, em que o ministro disse que iria abrir processos administrativos contra os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que não compareceram ao evento.
Salles pediu que os servidores viesse para frente da plateia: “Não tem nenhum funcionário?”, perguntou, para depois completar, sob aplausos: “Na presença do ministro do Meio Ambiente e do presidente do ICMBio não há nenhum funcionário aqui. […] Eu determino a abertura de processo administrativo disciplinar contra todos os funcionários por desrespeito à figura do ministro, do presidente do ICMBio e do povo do Rio Grande do Sul com esta atitude”.
Eberhard anunciou que deixa o cargo por “motivos pessoais” e agradeceu ao ministro pela “oportunidade e toda a confiança em mim depositada”.